Plantas no Decor: Como usar?

 em Dicas, Interiores

O mês de SETEMBRO chegou e com ele a primavera! Época deliciosa do ano, onde tudo fica mais colorido e alegre!

Utilizar plantas na decoração da sua casa ou até mesmo do seu ambiente de trabalho, com toda a certeza deixa seu espaço muito mais aconchegante e atrativo. Seu uso traz cor, alegria e volume para os ambientes, além de vários outros benefícios físicos e psicológicos, como a renovação e aumento da umidade do ar, ajuda na redução do stress, do medo e dos sentimentos negativos.

O contato com a natureza nos traz uma sensação de paz e tranquilidade que muitas vezes deixamos de lado em nosso dia a dia atribulado!

A Escolha

Existem inúmeras maneiras de decorar com plantas, sejam elas naturais, ou até mesmo as chamadas “plantas permanentes”, aquelas que nos dão ZERO trabalho e não exigem cuidados, e acredite existem inúmeras delas idênticas as verdadeiras! É claro que essas últimas exigem atenção na hora da escolha e compra, já que da mesma maneira que existem as perfeitas, existem as de gosto duvidoso.

Falando sobre as PLANTAS NATURAIS, existem muitas espécies que se adaptam muito bem aos ambientes internos e devemos apenas prestar atenção em alguns fatores antes da escolha, entre eles as condições de luz no local onde ela vai ficar, a temperatura e a umidade do ambiente e também o recipiente onde ela ficará armazenada. Quanto mais iluminado o espaço e mais próximo as janelas, melhor! Mas lembre-se que nem todas as plantas gostam de Sol direto, pelo contrário, algumas precisam apenas de claridade.

Além disso, outra questão importante, é o espaço destinado a planta, lembrando que algumas delas crescem não é mesmo? Por serem vivas, as plantas se transformam, trazendo sempre um visual diferente para a sua decoração! Algumas opções de espécies que podem se desenvolver bem em ambientes internos são:

– Marantas

– Antúrios

– Jiboias

– Orquídeas

– Samambaias

– Suculentas

 

Onde e como usar:

Chão

Os vasos grandes ou cachepôs são as melhores alternativas, existem diversos tipos, cores, formas e texturas dependendo de cada estilo de decoração.

Normalmente usamos dessa forma para preencher algum espaço, ou até mesmo trazer volume e altura ao ambiente.

 

Estantes

Hoje em dia, ousar é a palavra, aposte em nichos e espaços dedicados exclusivamente para as plantas. Ou ainda, nos cantos e beiradas dos móveis, assim, elas assumem a função de realçar o espaço, nesse caso, opte por plantas “choronas” como samambaias, jiboias ou filodendros roxos.

Outra opção para compor com outros objetos de decor são os vasinhos, colocados sobre livros, em pequenos nichos, etc.

 

Suportes e Pendentes

Atualmente estruturas metálicas são o “must have” das decorações, e dentro dessa linha, vários objetos foram criados para completar a ambientação dos espaços, entre eles, vasos e pendentes para colocarmos plantas naturais ou até mesmo permanentes. Essas são ótimas opções quando não temos espaço no chão!

Um pouco de verde não faz mal a ninguém, aliás, os projetos com o toque “green” estão sendo cada vez mais valorizados. A proposta é sair um pouco do bege, do cinza, do neutro… Personalizar seus ambientes com plantas podem ser a solução para isso!

Aposte nessa dica!

Um abraço…

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário